domingo, 8 de junho de 2008

CPT - Gêneros Jornalísticos

A Entrevista

A Entrevista é um gênero textual jornalístico que tem por finalidade colher opiniões de pessoas a respeito de um assunto ou de fatos em evidência no momento em que ela é realizada; pode também divulgar informações sobre a vida pessoal e profissional de uma pessoa de renome no meio artístico, cultural, científico, político ou religioso.

Uma entrevista costuma ter por título um trecho da fala do entrevistado ou uma frase-síntese que revela a opinião do entrevistado. Abaixo do título, há, normalmente, um subtítulo que procura sintetizar o que foi exposto durante a entrevista. É comum haver também um texto mais extenso, em que o entrevistador coloca o leitor a par do assunto que será abordado ou apresenta o entrevistado, falando de sua vida pessoal ou de sua atividade profissional.

No texto da entrevista, costuma-se colocar o nome do entrevistador (ou do jornal ou da revista que ele representa) e do entrevistado antes da fala, a fim de que fique claro quando é um e quando é o outro quem está falando.

Entrevistar uma pessoa exige do entrevistador conhecimento da vida pessoal ou da atividade profissional do entrevistado e conhecimento do assunto a ser tratado na entrevista.

Características da entrevista escrita

1. tem por finalidade colher informações, depoimentos, opiniões, aspectos da vida pessoal ou profissional de pessoas de destaque nos meios artístico, cultural, político, religioso, etc.

2. estrutura: contém título e geralmente subtítulo e uma introdução; o texto da entrevista é propriamente organizado em perguntas e respostas;

3. apresentação do nome do entrevistado e do entrevistador antes da fala de cada um;

4. linguagem geralmente culta, podendo sofrer variações conforme as características do entrevistado, do jornal ou da revista e do público leitor; geralmente na transcrição são desprezadas as marcas de oralidade;

5. linguagem que procura reproduzir o ritmo da conversa;

6. emprega verbos predominantemente no presente do indicativo.

Como entrevistar bem

a. procure saber quanto tempo você terá para a entrevista; se forem poucos minutos, vá direto ao assunto e evite introduções desnecessárias;

b. antes de realizar a entrevista, informe-se sobre o entrevistado e o assunto;

c. não confie apenas na memória. Faça anotações e, se necessário, leve um gravador;

d. espere o entrevistado concluir o seu pensamento para fazer uma nova pergunta;

e. faça perguntas curtas e objetivas;

f. preveja respostas possíveis e prepare novas perguntas a essas respostas.

A Reportagem

A Reportagem é um gênero jornalístico. Embora ela geralmente se inicie como a notícia - com um lead -, ela amplia o fato principal, acrescentando opiniões e diferentes versões. A reportagem não tem uma estrutura rígida. De modo geral, depois do lead, desenvolve-se a narrativa do fato principal, ampliando-a e compondo-a por meio de entrevistas, depoimentos, boxes com estatísticas, pequenos resumos, textos de opinião. Como todo texto jornalístico, a reportagem é sempre encabeçada por um título, que anuncia o fato em si; pode ou não apresentar subtítulo.

Na reportagem, emprega-se uma linguagem clara, dinâmica e objetiva, de acordo com o padrão culto da língua. Embora a linguagem seja impessoal, quase sempre é possível perceber a opinião do repórter sobre os fatos ou sua interpretação. Às vezes, o jornal ou a revista emprega uma linguagem mais informal, dependendo do público a que se destina.

Características da reportagem

1. informa de modo mais aprofundado sobre fatos que interessam ao público a que se destina o jornal ou revista, acrescentando opiniões e diferentes versões, de preferência comprovadas;

2. costuma estabelecer conexões entre o fato central, normalmente enunciado no lead, e fatos paralelos, por meio de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, dados estatísticos, fotografias, etc.;

3. pode ter um caráter opinativo, questionando as causas e os efeitos dos fatos, interpretando-os, orientando os leitores;

4. predomínio da função referencial da linguagem;

5. linguagem impessoal, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua.

Diferenças entre reportagem e notícia

Enquanto a notícia nos diz no mesmo dia ou no seguinte se o acontecimento entrou para a história, a reportagem nos mostra como é que isso se deu. Tomada como método de registro, a notícia se esgota no anúncio; a reportagem, porém, só se esgota no desdobramento, na pormenorização, no amplo relato dos fatos.

O salto da notícia para a reportagem se dá no momento em que é preciso ir além da notificação - em que a notícia deixa de ser sinônimo de nota - e se situa no detalhamento, no questionamento de causa e efeito, na interpretação e no impacto, adquirindo uma nova dimensão narrativa e ética. Porque com essa ampliação de âmbito a reportagem atribui à notícia um conteúdo que privilegia a versão. Se a nota é geralmente a história de uma só versão, a reportagem é por dever e método a soma das diferentes versões de um mesmo acontecimento.

IN: Cereja, Willian; Magalhães. Thereza. Texto e Interação. São Paulo: Atual editora, 2000.

Segunda-feira, Novembro 8

O Artigo (texto argumentativo escrito)

O Artigo

A formas básicas do texto argumentativo escrito são: a estrutura, o tipo de linguagem e uma clara intenção persuasiva.

A estrutura é constituída de três partes:

1. a introdução, em que o autor apresenta a idéia principal, isto é, expõe seu ponto de vista sobre o tema em discussão;

2. o desenvolvimento, em que o autor expõe os argumentos para defender e fundamentar a idéia principal;

3. e a conclusão, em que a idéia principal é retomada e confirmada.

Características do texto argumentativo escrito

1. texto de intenção persuasiva;

2. defende-se um ponto de vista sobre determinado assunto;

3. o ponto de vista é fundamentado com argumentos;

4. linguagem normalmente de acordo com o padrão culto formal da língua;

5. o autor pode colocar-se de modo pessoal ou de modo impessoal, dependendo de sua intenção, de quem são os interlocutores e do veículo do texto;

6. presença de palavras e expressões que introduzem opiniões pessoais ou impessoais.

In: Cereja, Willian; Magalhães, Thereza. Texto e Interação. S. Paulo: Atual editora, 2000.

Quinta-feira, Novembro 4

O Manifesto

O manifesto

É um gênero de texto que produz quando uma pessoa ou um grupo de pessoas deseja chamar a atenção da população, denunciando um problema de interesse geral ou alertando para um problema que está preste a ocorrer. Embora não possua uma estrutura rígida, o manifesto deve conter alguns dados essenciais, como: um título, capaz de chamar a atenção do público e ao mesmo tempo informar de que trata o texto; a identificação do problema; a análise do problema e argumentos, local e data; e por fim, as assinaturas dos autores do manifesto ou simpatizantes da causa.

A linguagem do manifesto varia de acordo com fatores como: quem é o autor, quem são os interlocutores, qual é o veículo de divulgação, etc. Geralmente, nos meios de comunicação de grande alcance o manifesto é divulgado de acordo com o padrão culto formal da língua.

Características do manifesto

1. texto de intenção persuasiva, que objetiva alertar sobre um problema ou fazer a denúncia pública de um problema que está ocorrendo;

2. estrutura relativamente livre, mas com alguns elementos indispensáveis: título, identificação e análise do problema, argumentos que fundamentam os ponto de vista do(s) autor (es) do manifesto, local e data, assinaturas dos autores e simpatizantes da causa;

3. linguagem geralmente no padrão culto formal da língua;

4. verbos predominantemente do presente do indicativo.

Nenhum comentário: