segunda-feira, 14 de abril de 2008

Português - Colocação pronominal - EXERCÍCIOS DE REFORÇO


1. (IBGE) Assinale a opção que apresenta o emprego correto do pronome, de acordo com a norma culta:

a) O diretor mandou eu entrar na sala.

b) Preciso falar consigo o mais rápido possível.

c) Cumprimentei-lhe assim que cheguei.

d) Ele sabe elogiar a si mesmo.

e) Após a prova, os candidatos conversaram entre eles.

2. (IBGE) Assinale a opção em que houve erro no emprego do pronome pessoal em relação ao uso culto da língua:

a) Ele entregou um texto para mim corrigir.

b) Para mim, a leitura está fácil.

c) Isto é para eu fazer agora.

d) Não saia sem mim.

e) Entre mim e ele há uma grande diferença.

3. (U-UBERLÂNDIA) Assinale o tratamento dado ao reitor de uma Universidade:

a) Vossa Senhoria d) Vossa Magnificência

b) Vossa Santidade e) Vossa Paternidade

c) Vossa Excelência

4. (BB) Colocação incorreta:

a) Preciso que venhas ver-me. d) Sempre negaram-me tudo.

b) Procure não desapontá-lo. e) As espécies se atraem.

c) O certo é fazê-los sair.

5. (EPCAR) Imagine o pronome entre parênteses no lugar devido e aponte onde não deve haver próclise:

a) Não entristeças. (te)

b) Deus favoreça. (o)

c) Espero que faças justiça. (se)

d) Meus amigos, apresentem em posição de sentido. (se)

e) Ninguém faça de rogado. (se)

6. (TTN) Assinale a frase em que a colocação do pronome pessoal oblíquo não obedece às normas do português padrão:

a. Essas vitórias pouco importam; alcançaram-nas os que tinham mais dinheiro.

b. Entregaram-me a encomenda ontem, resta agora a vocês oferecerem-na ao chefe.

c. Ele me evitava constantemente!... Ter-lhe-iam falado a meu respeito?

d. Estamos nos sentido desolados: temos prevenido-o várias vezes e ele não nos escuta.

e. O Presidente cumprimentou o Vice dizendo: - Fostes incumbido de difícil missão, mas cumpriste-la com denodo e eficiência.

7. (FTU) A frase em que a colocação do pronome átono está em desacordo com as normas vigentes no português padrão do Brasil é:

a) A ferrovia integrar-se-á nos demais sistemas viários.

b) A ferrovia deveria-se integrar nos demais sistemas viários.

c) A ferrovia não tem se integrado nos demais sistemas viários.

d) A ferrovia estaria integrando-se nos demais sistemas viários.

e) A ferrovia não consegue integrar-se nos demais sistemas viários.

8. (FFCL-SANTO ANDRÉ) Assinale a alternativa correta:

a) A solução agradou-lhe. d) Darei-te o que quiseres.

b) Eles diriam-se injuriados. e) Quem contou-te isso?

c) Ninguém conhece-me bem.

9. (CESGRANRIO) Indique a estrutura verbal que contraria a norma culta:

a) Ter-me-ão elogiado. d) Temo-nos esquecido.

b) Tinha-se lembrado. e) Tenho-me alegrado.

c) Teria-me lembrado.

10. (MACK) A colocação do pronome oblíquo está incorreta em:

a) Para não aborrecê-lo, tive de sair.

b) Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda.

c) Não me submeterei aos seus caprichos.

d) Ele me olhou algum tempo comovido.

e) Não a vi quando entrou.

11. (MACK) Assinale a alternativa que apresenta erro de colocação pronominal:

a) Você não devia calar-se.

b) Não lhe darei qualquer informação.

c) O filho não o atendeu.

d) Se apresentar-lhe os pêsames, faço-o discretamente.

e) Ninguém quer aconselhá-lo.

12. (EPCAR) O que é pronome interrogativo na frase:

a) Os que chegaram atrasados farão a prova?

b) Se não precisas de nós, que vieste fazer aqui?

c) Quem pode afiançar que seja ele o criminoso?

d) Teria sido o livro que me prometeste?

e) Conseguirias tudo que desejas?

13. (TFT-MA) "O individualismo não a alcança." A colocação do pronome átono está em desacordo com a norma culta da língua, na seguinte alteração da passagem acima:

a) O individualismo não a consegue alcançar.

b) O individualismo não está alcançando-a.

c) O individualismo não a teria alcançado.

d) O individualismo não tem alcançado-a.

e) O individualismo não pode alcançá-la.

14. (SANTA CASA) Há um erro de colocação pronominal em:

a) "Sempre a quis como namorada."

b) "Os soldados não lhe obedeceram as ordens."

c) "Todos me disseram o mesmo."

d) "Recusei a idéia que apresentaram-me."

e) "Quando a cumprimentaram, ela desmaiou."

15. (BB) Pronome empregado incorretamente:

a) Nada existe entre eu e você.

b) Deixaram-me fazer o serviço.

c) Fez tudo para eu viajar.

d) Hoje, Maria irá sem mim.

e) Meus conselhos fizeram-no refletir.

16. (UC-MG) Encontramos pronome indefinido em:

a) "Muitas horas depois, ela ainda permanecia esperando o resultado."

b) "Foram amargos aqueles minutos, desde que resolveu abandoná-las."

c) "A nós, provavelmente, enganariam, pois nossa participação foi ativa."

d) "Havia necessidade de que tais idéias ficassem sepultadas."

e) "Sabíamos o que você deveria dizer-lhe ao chegar da festa."

17. (SANTA CASA) Do lugar onde ......., ....... um belo panorama, em que o céu ...... com a terra.

a) se encontravam - divisava-se - se ligava

b) se encontravam - divisava-se - ligava-se

c) se encontravam - se divisava - ligava-se

d) encontravam-se - divisava-se - se ligava

e) encontravam-se - se divisava - se ligava

18. (UF-RJ) Numa das frases, está usado indevidamente um pronome de tratamento. Assinale-a:

a. Os Reitores das Universidades recebem o título de Vossa Magnificência.

b. Sua Excelência, o Senhor Ministro, não compareceu à reunião.

c. Senhor Deputado, peço a Vossa Excelência que conclua a sua oração.

d. Sua Eminência, o Papa Paulo VI, assistiu à solenidade.

e. Procurei o chefe da repartição, mas Sua Senhoria se recusou a ouvir as minhas explicações.

19. (UF-MA) Identifique a oração em que a palavra certo é pronome indefinido:

a) Certo perdeste o juízo.

b) Certo rapaz te procurou.

c) Escolheste o rapaz certo.

d) Marque o conceito certo.

e) Não deixe o certo pelo errado.

20. (CARLOS CHAGAS) "Se é para ....... dizer o que penso, creio que a escolha se dará entre ....... ."

a) mim, eu e tu d) eu, mim e tu

b) mim, mim e ti e) eu, eu e ti

c) eu, mim e ti

21. (MACK) A única frase em queerro no emprego do pronome oblíquo é:

a) Eu o conheço muito bem.

b) Devemos preveni-lo do perigo.

c) Faltava-lhe experiência.

d) A mãe amava-a muito.

e) Farei tudo para livrar-lhe desta situação.

22. (BRÁS CUBAS) "Alguém, antes que Pedro o fizesse, teve vontade de falar o que foi dito." Os pronomes assinalados dispõem-se nesta ordem:

a) de tratamento, pessoal, oblíquo, demonstrativo

b) indefinido, relativo, pessoal, relativo

c) demonstrativo, relativo, pessoal, indefinido

d) indefinido, relativo, demonstrativo, relativo

e) indefinido, demonstrativo, demonstrativo, relativo

23. (PUC) Na frase: "Chegou Pedro, Maria e o seu filho dela", o pronome possessivo está reforçado para:

a) ênfase d) clareza

b) elegância e estilo e) n.d.a

c) figura de harmonia

24. (FUVEST) Assinale a alternativa onde o pronome pessoal está empregado corretamente:

a) Este é um problema para mim resolver.

b) Entre eu e tu nãomais nada.

c) A questão deve ser resolvida por eu e você.

d) Para mim, viajar de avião é um suplício.

e) Quanto voltei a si, não sabia onde me encontrava.

25. (FMU) Suponha que você deseje dirigir-se a personalidades eminentes, cujos títulos são: papa, juiz, cardeal, reitor e coronel. Assinale a alternativa que contém a abreviatura certa da "expressão de tratamento" correspondente ao título enumerado:

a) Papa ............... V. Sa d) Reitor ............... V. Maga

b) Juiz ................. V. Ema e) Coronel ............ V. A.

c) Cardeal ........... V.M.

26. (FGV) Assinale o item em queerro quanto ao emprego dos pronomes se, si ou consigo:

a) Feriu-se quando brincava com o revólver e o virou para si.

b) Ele cuidava de si.

c) Quando V. Sa vier, traga consigo a informação pedida.

d) Ele se arroga o direito de vetar tais artigos.

e) Espere um momento, pois tenho de falar consigo.

27. (PUC) Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas da frase ao lado: "............................ da terra natal, ....................... para as antigas sensações adormecidas."

a) Nos lembrando - despertamos-nos

b) Nos lembrando - despertamo-nos

c) Lembrando-nos - despertamos-nos

d) Nos lembrando - nos despertamos

e) Lembrando-nos - despertamo-nos

28. (FATEC) Indique em que alternativa os pronomes estão bem empregados:

a) Deixou ele sair.

b) Mandou-lhe ficar de guarda.

c) Permitiu-lhe, a ele, fazer a ronda.

d) Procuram-o por toda a parte.

e) n.d.a

29. (FATEC) Assinale o mau emprego do pronome:

a) Aquela não era casa para mim, comprá-la com que dinheiro?

b) Entre eu e ela nada ficou acertado.

c) Estava falando com nós dois.

d) Aquela viagem, quem não a faria?

e) Viram-no mas não o chamaram.

30. (SANTA CASA) Os técnicos .......... bem para os jogos, mas, .......... contra nova derrota, pediam que treinasse ainda mais.

a) o haviam preparado - se tentando precaver

b) haviam preparado-o - se tentando precaver

c) haviam preparado-o - tentando precaver-se

d) haviam-no preparado - se tentando precaver

e) haviam-no preparado - tentando precaver-se

Nenhum comentário: