domingo, 2 de março de 2008

CPT - aula 2 - Introdução aos gêneros do discurso

Introdução aos gêneros do discurso

O que é gênero textual?

Cada tipo de texto cumpre uma finalidade específica. Se é o objetivo do locutor instruir o interlocutor, ele pode produzir um texto passo a passo; se é expressar uma opinião ele produz um texto que se organiza em argumentos. Se é contar fatos reais ou fictícios, ele pode optar por produzir um texto que apresente em sua estrutura, os fatos as personagens envolvidas, o momento e o lugar em que os fatos ocorrem.

Esses tipos de texto constituem o que chamamos de gêneros textuais ou gêneros do discurso. De acordo com o momento histórico pode nascer um gênero novo, podem desaparecer gêneros de pouco uso ou, ainda, um gênero pode sofrer mudanças até transformar-se em um novo gênero.

Os gêneros discursivos geralmente estão ligados a esferas de circulação. Assim, na esfera jornalística são comuns os gêneros como notícias, reportagens, editoriais, entrevistas; na esfera da circulação científica são comuns os gêneros como verbetes, enciclopédia, artigo ou ensaio, seminário, etc.

Gêneros literários

Entre os gêneros discursivos, existem aqueles que são próprios da esfera artística e cultural e são utilizados com finalidade estética: os gêneros literários. Como o escritor tem liberdade para criar e recriar gêneros literários, é difícil traçar fronteiras entre eles.

De acordo com uma concepção clássica, há três gêneros literários básicos: o lírico, o épico e o dramático. Contudo, ao longo do tempo essa divisão foi sendo questionada, já que deixou de corresponder à variedade dos gêneros existentes, uma vez que novos gêneros surgiram e antigas formas renovavam.

Gênero Lírico

Trata-se da manifestação do Eu lírico, que expressão seu mundo interior suas emoções, idéias e impressões. É um texto geralmente subjetivo, com predominância de pronomes e verbos em 1ª pessoa que explora musicalidade das palavras.

Sigo palavras
E busco estrelas
O que é que o mundo fez
Pra você rir assim
Pra não tocá-la
É melhor nem vê-la
Como é que você pode
Se perder de mim

Faz tanto frio,
Faz tanto tempo
Que no meu mundo
Algo se perdeu
Te mando beijos
Em outdoors
Pela avenida
Você sempre tão distraída,
Passa e não vê...

(Paralamas do sucesso. Longo caminho)

Gênero Épico

Neste gênero há a presença de um narrador, que quase sempre conta a história que envolve terceiros. Isso implica certo distanciamento entre o narrador e o assunto tratado, o que não ocorre no gênero lírico.Os verbos e os pronomes quase sempre estão em 3ª pessoa, porque a história contada trata “dele” ou “deles”.

Os gêneros épicos são geralmente longos e narram as histórias de um povo ou de uma nação. Envolvem aventuras, guerras, viagens, gestos heróicos e apresentam um tom de exaltação de seus heróis e de seus feitos.

Os poemas épicos intitulam-se epopéias. Um exemplo de epopéias são a Ilíada e a Odisséia, de Homero.

Observe o exemplo:

Já no batel entrou o Capitão
O rei, que nos seus braços o levava;
Ele, co’a cortesia que a razão
(Por ser rei) queria, lhe faltava.
Cumas mostras de espanto e admiração,
O Mouro o gesto e o modo lhe notava,
Como quem em mui grande estima tinha
Gente que de tão longe à Índia vinha.

O trecho pertence ao poema épico Os lusíadas, de Camões. Observe a narração em 3ª pessoa e o engrandecimento dos navegantes.

Gênero dramático

Enquanto o gênero épico exalta as realizações humanas os gêneros dramáticos expõe o conflito dos homens e seu mundo, as manifestações de miséria humana.

São gêneros dramáticos os textos escritos para serem encenados. Nesses textos, em vez de ser contada por um narrador, a história é encenada por atores. O texto desenvolve-se através de diálogos.

Gêneros Narrativos modernos

No final da idade média começaram a surgir alguns gêneros narrativos em Prosa, como o romance e a novela. De um modo geral, pode-se dizer que todos os gêneros narrativos modernos – a novela, o romance, o conto, a crônica, o roteiro de cinema, e etc. – são da família do gênero épico, pois estes se prestam a contar uma história ficcional. Qualquer destes gêneros tem como elementos básicos de sua estrutura o enredo, as personagens, o espaço, o tempo, o ponto de vista da narrativa.

Nenhum comentário: